Parceiros:

Manaus Hoteis

 

 

Parceiros:

 

 

 

 

 

Edição 2011

Diário de bordo da Edição 2011 da Transamazônica Challenge.



2011 - Dia 5, 6, 7 e 8

01/04/2011

5o dia da expedição por Sérgio Holanda

O dia de folga para uns e de trabalho para outros.

Heliomar, Edson, Enrico e Erico ficaram até de madraguda no dia 31 arrumando a Land e no dia 01 foram terminar de providenciar o conserto dos vidros, parabrisa emprovisado com vidro laminado e os retoques finais.

 

O restante do grupo se dividiu entre oficinas, lava-jatos, bares e cama. A noite uma peixada e preparação para o dia seguinte.

 

 

02/04/2011

6o dia da expedição por Sérgio Holanda

 

Combinamos de sair ás 08:00hs, mas a noite a Toyota Hilux dos Doidos (Landry e Leandro – PB), apresentou um problema no regulador de tensão e resolvi remarcar nossa saída para ás 10:00hs, porém na hora da saída a Band apresentou também problema no regulador de tensão, estava enviando 19v para o veículo, o que acarretou em algumas queimas de equipamentos.

Além dos problemas elétricos a 90tinha do Heliomar apresentou problema no ar-condicionado e a Discovery arrebentou a correia nova devido à incompatibilidade da mesma, com isso voltamos a Santarém e orientei os demais a seguirem para Belterra.

No final ficamos meu carro, a Band, a Hilux e a Disco por últimos em Santarém, os demais seguiram para Ruropolis, onde marquei o ponto de encontro.

Quando terminamos em Santarém seguimos para o encontro com o grupo e na saída uma coisa inusitada, o Afonso, que era pelo regulamento para ter abastecido no dia anterior, inclusive para economizar dinheiro abastecer os galões, disse que não tinha feito e tive que parar no posto.

Quando paramos Afonso correu para bomba, avisei pelo rádio que ele estava na bomba errada (gasolina), mas ele pegou os galões em cima e começou a abastecer, nesse momento eu achava que ele tinha entendido e estava abastecendo em outra bomba e fiquei a frente conversando com o pessoal dos outros carros, quando o Leonardo viu que ele estava realmente abastecendo gasolina e ainda colocara 8 litros em seu tanque.

Leandro chegou perto dele e disse que era gasolina, ele ainda eufórico respondeu “é diesel POWER” bem alto, ai o Leandro mostrou pra ele que era gasolina. Nesse momento o Afonso ficou enfurecido com eles mesmo e já imaginando as piadinhas, aliás vocês imaginam!

Chegamos a Ruropolis e resolvemos pernoitar para no dia seguinte seguirmos para Fordlandia. Pegamos um hotel ao lado da rodoviária, alguns foram beber, outros cozinhar, outros foram a praça aproveitar o sistema de internet gratuito.

 

03/04/2011

7o dia da expedição por Sérgio Holanda

Saímos de Rurópolis ás 8:00hs e pegamos a 230 em direção a Itaituba, cerca de 142km, com uma parada para conhecer a Fordlândia.

Para os que não conhecem a Fordlândia foi uma cidade criada em 1927 em plena Amazônia com a intenção de ser moradia dos responsáveis pela extração do látex para atender a fabrica da Ford na época e que fora abandonada e hoje é apenas um monte de escombros e destroços, com algumas belezas da época.

Cerca de 69 km depois de Rurópolis existe uma pequena placa indicando onde se localiza a entrada da Fordlândia. Cerca de 50km de estrada de chão relativamente boa e muitas fazendas chegamos na cidade e nos deparamos com algumas construções antigas abandonadas e uma bela igreja no alto. Os galpões ainda continham maquinas e até veículos antigos, um verdadeiro museu. Hidrantes nas ruas, casas estilo americano e um ar bem nostálgico de uma vila industrial.

Alguns dos integrantes ficaram decepcionados, esperavam algo mais sombrio, tomado pela selva, mas é uma cidade com habitantes e algumas construções, embora abandonadas, ainda mostram um pouco da história.

Após umas fotos do grupo de frente a igreja e visitações pelos galpões o grupo se dividiu em dois, o pessoal do Sul seguiram para uma sombra e foram comer uns sanduíches enquanto os demais foram se banhar no Tapajós e pegar um Sol de rachar.

Cerveja gelada, farnel pronto e muitas risadas se seguiram até partirmos ás 15:00hs em direção a Itaituba para pernoitar. Segundo o grupo foi um dia perfeito de descanso, interação e novas descobertas.

 

04/04/2011

8o dia da expedição por Sérgio Holanda

Saímos de Itaituba ás 7:00hs com destino a Jacareacanga, segundo informações a estrada estava um tapetão, o que foi confirmado. Com 09:30hs de percurso, sendo 03:12hs parados entre ajustes, pipis e parada no 180 (para almoço), chegamos no fim da tarde.

No trajeto pegamos mais de 60km de chuvas, reduzindo um pouco a velocidade devido a trechos escorregadios. No meio da chuva a Defender 90 de Heliomar, descobriu que seu amortecedor dianteiro estava quase solto e precisava de uma porca. Pouco tempo depois a Ranger do Marco soltou a frente do seu protetor de carter, que amassou e foi amarrada por um arame até ser consertado no Jacaré. Poucos metros à frente a bandeja da L200, que havia sido trocada em Santarém, estava quase solta, provavelmente o funcionário da Mitsubishi em Santarém não apertara por completo.

Com o trecho longo de 400km e muitas subidas e descidas a Band e a L200 precisaram de diesel extra dos reservatórios. Os últimos 100 km até Jacaré são de muitas subidas e descidas, com elevações altas, o que faz beber mais o motor e trabalhar quente. A L200 superaqueceu, como estes veículos possuem um motor que trabalha no limite de temperatura, aliado as subidas pesadas, veículo carregado e câmbio automático o motor não resistiu a aqueceu, precisou parar para que esfriasse e em alguns momentos andar reduzido em subidas, coisas de L200, ou como dizemos “halllduzientos” (piada interna).

Chegando a Jacaré a L200 foi reapertar mais a bandeja, a Ranger arrumar o protetor e demais abastecer a pousar. Como a cidade tem uma estrutura pequena terminamos ficando em três pousadas diferentes.

<< Voltar     ||    Continua...  >>

 

Indice 

  • 2011 - Inicio da Expedição
  • 2011 - Dia 1, 2, 3 e 4
  • 2011 - Dia 5, 6, 7 e 8
  • 2011 - Dia 9, 10, 11 e 12
  • 2011 - Final da Expedição
  •  
    « InícioAnterior12345PróximoFim »

    Página 3 de 5

    Apoio:

    Diversom

     

     

     

     

    Parceiros:

     

     


     

     

     


    Últimas Notícias

    Momentos TAC4x4

    Loading images
    loading
    TAC200801 TAC200802 TAC201001 TAC201101 TAC201102 TAC201103 TAC201104 TAC201201

    Desenvolvido por David Marcelino Solucoes em Internet.